segunda-feira, 10 de novembro de 2008

FALTA PARCERIA ENTRE PAIS E ESCOLA ... VEJA BONS EXEMPLOS

O que o professor do seu filho entende por disciplina? Ele corrige a lição de casa todos os dias? Se você desconhece as respostas e ainda acha que não precisa sabê-las, está na hora de rever seus conceitos. "Os pais erram ao atribuir à escola total responsabilidade pela educação das crianças. Aparecer em reuniões e eventos não é participar, é visitar", diz Silvana Wanka Zen, coordenadora pedagógica do Colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque (SC). Além de formar uma verdadeira parceria com o colégio, eles devem se certificar de o ambiente familiar ser tão acolhedor aos estudos quanto a própria escola. Exemplo: quantas vezes você desligou a TV e perdeu a novela para ajudar na lição de casa? "Os pais devem se programar para estudar diariamente com os filhos", alerta Gabriel Chalita, ex- Secretário de Estado da Educação de São Paulo.
Problemas de disciplina
Um bebê nasce sabendo mamar. E só. Todas as outras funções que seu filho faz hoje aprendeu com a sua ajuda e, quando ele entra no colégio, essa realidade não muda. A diferença: você ganha auxílio profissional da escola. "Os pais são os primeiros responsáveis pelo desenvolvimento do processo educacional. São eles, ou deveriam ser, os primeiros contadores de histórias. Da mesma forma, a escola também não pode só passar conhecimentos, mas atitudes", afirma Chalita. Portanto, nada de relegar ao colégio a educação da criança: "Educar significa prepará-la para ter uma vida autônoma. Isso se alcança com respeito a si mesmo e ao próximo – o resto é decorrência", diz a psicopedagoga e conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Maria Irene Maluf, de São Paulo.
Família: o começo de tudo
"Achar a criança que briga com colegas 'cheia de vida' e a que colou na prova 'esperta' são tentativas descabidas de justificar uma falha na educação do filho. Isso pode levar a graves conseqüências futuras", alerta Maria Irene. Problemas disciplinares, na maioria das vezes, têm suas causas na família. É preciso alertar a criança dos efeitos de seus atos com diálogo e modelos. "Pais e professores devem trabalhar juntos, adotando uma única postura", considera Silvana.
FONTE: http://educarparacrescer.abril.uol.com.br/comportamento/materias_296145.shtml

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