segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

SIMULADO PARA A PROVA DO DIA 17

Perguntas prova OFa!
Pessoal achei umas questões para a prova e achei legal compartilhar:1) Segundo a Proposta Curricular, a Área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, compreende as disciplinas de Física, Química, Biologia e Ciências. A importância desse campo no currículo da Educação Básica, está assentada em três eixos fundamentais: a presença destas ciências no dia a dia da sociedade contemporânea, a sua aprendizagem na educação básica e quais os conteúdos essenciais a serem ensinados. Nesse sentido é incorreto afirmar:a) A tecnologia resulta da associação entre ciência e técnica;b) Hoje para enfrentar o dia a dia é preciso uma alfabetização tecnológica;c) Um dos marcos dessas ciências é as suas respectivas interfaces o que possibilita a interdisciplinaridade;d) Cada disciplina pode desenvolver suas competências isoladamente, pois as conexões podem confundir os alunos;e) Temas gerais como identidade dos seres vivos, transformações químicas, representação de funções ou descrição de movimentos, podem dar lugar a atividades propostas pelos alunos2) Assinale a alternativa errada.A importância de situar a Matemática como área do conhecimento e não como disciplina integrada a outra área decorre do fato de:a) A Matemática integrada em outras áreas enfraquece o seu repertório específico;b) A Matemática constitui um conhecimento específico da educação básica e como tal, pode ser distorcida quando agregada à área;c) Buscar uma exploração mais adequada de suas possibilidades de servir às outras áreas, na enorme tarefa de converter a informação em conhecimento, no sentido amplo em todas as suas formas e manifestações.d) Contribuir para evitar o enfraquecimento de outras disciplinas;e) Da dificuldade dos alunos em desenvolverem as competências dessa disciplina específica.
3) Assinale ao lado, qual das afirmações abaixo não se refere à linguagem:a) Capacidade humana de articular significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados e que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. b) A construção do conhecimento humano e o desenvolvimento das artes, da ciência, da filosofia e da religião foram possíveis graças a ela.c) Processo com base nas dimensões comunicativas da expressão, da informação e da argumentação.d) Ao dominar e controlar essa técnica, o homem pode se defender melhor dos ataques dos predadores naturais e enfrentar as condições hostis do clima e das intempéries.e) Compreender as diferentes linguagens e usá-las como meios de organização da realidade, nelas constituindo significados.4) Segundo a Proposta Curricular, as ciências Humanas consolidaram-se como conhecimento científico a partir das contribuições:a) Do positivismo;b) Do malthusianismo;c) Do marxismo, do estruturalismo e da fenomenologia;d) Do Cristianismo;e) Do judaísmo. 5) Segundo Guiomar Namo de Melo, o objetivo das ciências humanas é debater questões de natureza ética, cultural e política, para ajudar os jovens a compreender as questões que os afetam e a tomar decisões, permitindo aos jovens estudantes:I - Compreender as relações entre diferentes sociedades;II - Analisar os inúmeros problemas da sociedade em que vive e as diversas formas de relação entrehomem e natureza;III – Agir no mundo sem preocupação com as especificidades locais, pois estas não interferem nalógica global;IV - Refletir sobre as inúmeras ações e contradições da sociedade em relação a si própria e aoAmbiente;V – Obter êxito profissional e social exclusivamente a partir do seu esforço pessoal.Estão corretas as afirmações:a) II, III e V; b) I, II e IV; c) III, IV e V; d) I, II, III e IV; e) I, IV e V.
6) Leia os textos a seguir:I – Na sociedade atual a desigualdade atinge a população tanto das regiões periféricas como dasáreas centrais do sistema;II – É uma sociedade baseada na justa distribuição da riqueza e da tecnologia;III – Apresenta a exclusão do acesso às tecnologias de comunicação mediadoras do acesso aoconhecimento e aos bens culturais;IV – A população das economias centrais, não sofre da exclusão tecnológica.Está correto o que se afirma em:a) I e II, b) I, II e III; c) I e III; d) II e IV e) I, II, III e IV.7) Assinale a alternativa que preenche as lagunas abaixo: “No Brasil a democratização do acesso à escola foi resultado do ______ ___________. Com ela a posse de um diploma de nível superior deixa de ser um diferencial suficiente, para se valorizar cada vez mais características cognitivas e afetivas, como capacidade de resolver problemas, trabalhar em grupo, continuar aprendendo e agir de modo cooperativo em situações complexas. Nessa sociedade o diferencial será definido pela______________ __ ______ ________. A qualidade de convívio e do conhecimento e competências constituídas na vida escolar, será determinante para a participação em grupo social e para tomar parte dos processos de _______ _ __________.”.a) Ensino religioso, capacidade de iniciativa e mobilidade;b) Ensino obrigatório, qualidade da educação recebida, crítica e renovação;c) Ensino Médio, escolarização básica e formação adequada;d) Ensino técnico, profissão escolhida e engajamento no trabalho;e) Nível de escolarização, educação de caráter superior e dialogo e convencimento.
8) Quando ocorre a integração da cultura e do conhecimento, a sintonia entre o que é ensinado e a vida; e um projeto pedagógico que incentiva a contextualização e que prioriza a cidadania cultural, podemos dizer que está surgindo uma comunidade aprendente. Nessa situação podemos definir o CURRICULO como:a) Um rol de temas a serem ensinados;b) Uma sequência didática que possibilita o ensino e consequentemente a aprendizagem;c) A expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para uma situação de aprendizagem e ensino;d) O acúmulo de saberes em cada área de forma específicos;e) Centrado apenas em conteúdos disciplinares.9) “O reconhecimento de uma competência não passa apenas pela identificação de situações a serem controladas, de problemas a serem resolvidos, de decisões a serem tomadas, mas também pela explicitação dos saberes, das capacidades, dos esquemas de pensamento e das orientações éticas necessárias. Atualmente, define-se uma competência como aptidão para enfrentar uma família de situações análogas, mobilizando de uma forma correta, rápida, pertinente e criativa, múltiplos recursos cognitivos: saberes, capacidades, microcompetências, informações, valores, atitudes, esquemas de percepção, de avaliação e de raciocínio”. O autor do texto acima é:a) Guiomar Namo de Melo;b) Lino de Macedo;c) Nilson José Machado;d) Mônica Gather Thurlere) Philippe Perrrenoud.
FONTE: SIMULADO FEITO PELA APEOESP

2 comentários:

  1. a data da nova prova já esta definida corre de boca em boca que vai ser 29/11/2009 e vai ser dois dias ou duas partes mas já procureina midia e não achei nada. assim dizem os delegados dos sindicatos parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Gostei muito do blog, jah tah add!
    E quando der dah um pulo no site: Professor Efetivo

    ResponderExcluir