segunda-feira, 23 de março de 2009

APEOESP FINALMENTE OPINA SOBRE BÔNUS

Tiro no pé'

“A secretária [de Educação] vai dar um tiro no pé, porque a qualidade de ensino deve ser buscada para todos, indistintamente, então, a secretaria tem que pensar, entre outros fatores, na carreira do professor, que precisa ter incentivos. Desta forma, na minha avaliação, vai acentuar a desigualdade e não vai garantir a qualidade do ensino.”

Segundo Maria Izabel, a baixa condição de trabalho e os baixos salários são uma resposta aos resultados da avaliação aplicada pela secretaria no ano passado aos professores. “A secretaria diz que muitos professores tiraram nota zero [na avaliação], mas essa é uma explicação a essa falta de incentivos.”

A presidente do sindicato afirma ainda que muitas escolas com desempenho baixo, mas que alcançaram a meta, irão receber o bônus, enquanto outras com desempenho melhor, mas que não conseguiram atingir a meta, ficarão sem a bonificação.”

"O grande problema dessa política de bônus é que, se se detectou que está mais frágil o problema educacional numa determina escola, é aí que tem que centrar mais esforços e dar um tempo para resolver e atingir a meta.”

O índice por escola pode ser consultado no site da secretaria

Procurada, a Secretaria Estadual de Educação limitou-se a dizer, por meio de sua assessoria de imprensa, que informará como o bônus será pago e esclarecerá demais dúvidas somente na semana que vem. A previsão é que professores e funcionários recebam o bônus já no final deste mês.

A secretaria também promete divulgar em abril o resultado dos dados que formam o indicador.

Entenda como é a avaliação
O que é o Idesp? Criado em 2007, o indicador índice varia de 0 a 10 e é baseado em dois critérios: o resultado dos alunos no Saresp (prova de matemática e português aplicada pelo governo estadual) e a taxa de aprovação em cada ciclo escolar (1ª a 4ª, 5ª a 8ª e ensino médio). Cada escola tem o seu índice e uma meta para cumprir.
Como são definidas as metas? Ano a ano, o governo define metas para cada uma das 5.183 escolas da rede estadual. As metas vão até 2030. Para o ciclo de 1ª a 4ª série, a meta para 2030 é de 7,00 (em 2008, foi de 3,25). Para o ciclo de 5ª a 8ª série, a meta é atingir 6,00 (em 2008, foi de 2,60). Para o ensino médio, o objetivo é alcançar 5,00 (em 2008, foi de 1,95).
Como funcionam os bônus? Professores e funcionários que trabalham numa escola que atingiu 100% da sua meta irão receber 20% de bonificação no seu salário atual. O bônus varia conforme o percentual atingido da meta. Também são levadas em conta as faltas dos professores. Por exemplo, se o docente tiver cumprido somente 80% da sua carga horária, ele receberá 80% do valor do bônus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário