terça-feira, 16 de junho de 2009

16/06/2009

Sistema de ensino baseado na reprovação favorece a evasão escolar?

Você acha que o sistema de ensino baseado na reprovação está defasado? "A maioria das escolas da rede pública brasileira organiza-se pelo sistema de seriação. Se o aluno de determinada série não alcança as metas estipuladas para aquela etapa, é reprovado. 'Esse mecanismo gera evasão escolar e distorção idade-série', afirmou a pedagoga e assessora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Zoraide Faustinoni.

'Se a escola diz para o aluno que ele deve estudar, caso contrário, será reprovado, não vamos para nenhum lugar. A escola precisa apresentar o conhecimento como um valor', comentou Zoraide. 'O que importa hoje não é acumular conhecimento, mas saber navegar , estabelecendo conexões entre as diversas habilidades e disciplinas', reforçou Helena Singer, também diretora pedagógica da Associação Cidade Escola Aprendiz."

Tem os dois lados, há alunos que tem total desinteresse e sabem que se vierem à escola terão sua aprovação garantida , mesmo se não façam nada... quando chegam ao final do ciclo, estão tão defasados que não conseguem a aprovação e vira um problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário