quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mestres

por Mirella Fonzar, redação ONNE
Em comemoração ao Dia dos Professores, ONNE traz lista de memoráveis

Geografia, Português, Matemática, História, Inglês... Não importa. São tantas as matérias ensinadas por eles, que fica até difícil falar sobre todos os mestres. Por isso, hoje, o ONNE aproveita o Dia dos Professores e presta uma homenagem à todos, recordando alguns dos mais queridos e conhecidos professores da TV, dos quadrinhos, do cinema... Confira e mate as saudades!
(Foto: Divulgação)

Tibúrcio - Rá-Tim-Bum

Um dos mais famosos personagens do programa Rá-Tim-Bum, exibido pela TV Cultura na década de 1990, também era professor. Marcelo Tas fazia o papel do Professor Tibúrcio, um educador muito maluco que ensinava um novo assunto a cada aula. Quem não se lembra do diálogo: “Olá classe! Olá Professor Tibúrcio! Prestem atenção porque a aula de hoje é sobre um assunto muito importante!”. Memorável figura, Tibúrcio causava espanto nos telespectadores, mas sempre ensinava importantes lições para a garotada!

(Foto: Divulgação)

Klump – Professor Aloprado

No filme "O Professor Aloprado (1996)", Sherman Klump, interpretado pelo ator Eddie Murphy, é um professor universitário com grandes conhecimentos em genética, que, geralmente é ridicularizado por estar acima do peso. Porém, para conquistar a atenção da bela professora de matemática Denise Gaines (Jada Pinkett), ele decide tomar um de seus experimentos (em fase de testes), que altera a cadeia de DNA e faz com que ele emagreça e se transforme no bonitão Buddy Love. O único problema é que a fórmula tem um efeito temporário e Klump acaba passando por várias situações complicadas.

(Foto: Divulgação)


Pardal – Walt Disney

O Professor Pardal – que na verdade não é um pardal, e sim um galo - é um personagem criado em 1952 por Carl Barks para a Walt Disney Company, e surgiu originalmente nos quadrinhos como um amigo de Pato Donald, Tio Patinhas e Escoteiros-Mirins. O personagem ficou conhecido por suas invenções, que nem sempre funcionavam da maneira certa.

(Foto: Divulgação)

Girafales – Chaves

Na vila do Chaves (exibido no SBT de 1984 até hoje), o Professor Inocêncio Girafales, interpretado pelo ator mexicano Rubén Aguirre, é o alvo das gracinhas da garotada. Também conhecido como Professor Linguiça, o educador leciona numa escola pública e vê em seus alunos o futuro do país. No entanto, confusões da turma de Chaves e Chiquinha quase sempre o tiram do sério e ele acaba colocando os alunos para fora da sala de aula. Quem não se lembra de: "Tá, tá, tá, táááá!" ou “Não sou professor nem meu nome é lingüiça! Sou Lingüiça e meu nome é professor... Digo... sou professor e meu nome é Girafales!”.

(Foto: Divulgação)
Raimundo – Escolhinha do Professor Raimundo

Aula mais divertida que na Escolhinha do Professor Raimundo, transmitida pela Rede Globo de 1990 a 2002, impossível. Interpretado por Chico Anysio, Raimundo comandava uma turma de comediantes de peso, que incorporavam os mais diversos personagens. Quem não se lembra do velho bordão: “E o salário ó”, um sinal de diminutivo em alusão ao pequeno salário dos professores brasileiros. Deixou saudades.

(Foto: Divulgação)

Xavier – X-man

Charles Francis Xavier, mais conhecido como Professor X, é um personagem da série X-Men, criado por Stan Lee e Jack Kirby, que aparece pela primeira vez no exemplar X-Men # 1 de 1963. Mentor e fundador do grupo, o mutante Xavier é considerado um dos mais poderosos telepatas do Universo Marvel. Ao formar os X-Men, com seus 5 primeiros estudantes: Ciclope, Homem de Gelo, Anjo, Fera e Jean Grey, o professor toma como missão o sonho de convivência pacífica entre humanos e mutantes. Um verdadeiro mestre!


(Foto: Divulgação)


Girassol – As aventuras de Tintim

O professor Trifólio Girassol é um personagem da série de histórias em quadrinhos As aventuras de Tintim, criado pelo quadrinista belga Hergé em 1944. O cientista, parcialmente surdo, acaba entendendo tudo de maneira equivocada e faz a maior confusão. O personagem teria sido inspirado no explorador suíço Auguste Piccard, balonista e pioneiro na exploração de águas profundas.

(Foto: Divulgação)



Helena – Carrossel

A jovem e lindíssima professora Helena da novela Carrossel (megasucesso exibido em 1991 no SBT) era tutora, amiga e mãe de seus alunos. Com seu jeito meigo e enorme paciência, a professorinha vivida pela mexicana Gabriela Rivero era amada por toda a garotada e lembrada até hoje.

Um detalhe: A redação do ONNE também vibrou ao lembrar da querida professora Heleninha!


(Foto: Divulgação)


Indiana Jones

Henry Jones Júnior é um professor com vida dupla. Além de lecionar Arqueologia, é um aventureiro destemido e pouco convencional, que usa um chapéu, uma pistola e um inseparável chicote. Conhecido por Indiana Jones, o personagem criado por Steven Spielberg e George Lucas (1977), e vivido por Harrison Ford no cinema, é o protagonista de diversos filmes, jogos de computador e até uma série de televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário