segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Link permanente Saresp é adiado
por Renata Cafardo, Seção: Educação básica 15:40:08.

O Saresp, exame realizado pela secretaria estadual de Educação de São Paulo, acaba de ser adiado para a próxima semana. A prova seria feita em todo Estado amanhã, quarta e quinta-feira. O exame avalia obrigatoriamente estudantes de escolas estaduais, mas neste ano 296 escolas particulares aderiram à avalição. Outros 600 mil alunos de redes municipais de ensino, de mais de 500 cidades, também participariam da prova.

Segundo informações da secretaria da Educação, a prova foi adiada por problemas logísticos. A própria empresa contratada pelo governo para realizar o exame teria pedido o cancelamento porque não haveria tempo hábil para enviar os cadernos de questões a todas as escolas participantes.

Cerca de 3 milhões de alunos fariam as provas. Apenas as séries pares - 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental - e o 3º ano do ensino médio são avaliadas. As provas tem questões de Língua Portuguesa, Redação, Matemática e Ciências Humanas (Geografia e História).

Neste ano, a secretaria havia ampliado o sistema de segurança da prova, temendo vazamentos, como ocorreu recentemente com o Enem. Haverá mais de 20 versões do exame.

A nota do Saresp é usada para avaliar o sistema e não o aluno. A partir dela, também, é calculado o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). A evolução no Idesp garante bônus a professores e outros funcionários das escolas estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário