terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Péssimo resultado nas olimpíadas de História

São Paulo foi o pior na Olimpíada de História

Sábado foi realizada a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, na Unicamp. Foi muito gratificante levar uma equipe da cidade de Valparaíso-SP para concorrer na final. O ponto triste foi ver a pífia participação do Estado de São Paulo na Olimpíada. Os estados do Nordeste, e o Rio de Janeiro foram os estado que mais adquiriram medalhas de ouro, prata e bronze. Para se ter uma ideia, na região que compõe as regiões de São José do Rio Preto a Prudente somente a minha equipe foi representante.
Entendo que isso se dá pela desvalorização do ensino de História nas escolas públicas e privadas de São Paulo. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo reduziu as aulas de História. No noturno, as aulas de História para o 3° EM, foram reduzidas para apenas uma aula por semana de 45 minutos.
Infelizmente não é prioridade de esse governo formar cidadãos éticos e críticos, e sim técnicos. E se nada for feito, infelizmente corremos o risco de ficar ainda mais desprestigiados e ter que enfrentar uma espécie de censura velada com a diminuição da nossa carga horária e ter em São Paulo futuros profissionais sem consciência histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário