quinta-feira, 4 de março de 2010

Resposta do ministro da educação sobre PNE

03/03/2010 - 20h16


Ministro rebate relatório sobre metas na educação



O ministro da Educação, Fernando Haddad, questionou hoje (3) resultados de um relatório sobre o cumprimento do Plano Nacional de Educação. O trabalho, encomendado pelo ministério a pesquisadores, avaliou uma série de indicadores durante o período de 2001 e 2008 e concluiu que 67% das metas propostas no plano não foram atingidas.



Haddad afirmou que o relatório ainda será submetido a revisão, principalmente por haver dúvidas em relação a alguns indicadores adotados no documento que, segundo ele, não são consistentes. "O relatório não é ruim, mas lamento que ele tenha sido divulgado sem revisão", justificou.



Apesar do esforço em relativizar os indicadores apresentados no trabalho, o ministro afirmou que várias das metas propostas em 2001 haviam sido "ousadas" e que o fato de elas não terem sido atingidas não significa que a educação no país não tenha avançado. "Todos indicadores avançaram nesta década. Não podemos ter olhar binário - atingiu ou não atingiu a meta. A análise precisa ser um pouco mais detalhada."



O Plano Nacional de Educação foi criado por lei em 2001 e estabelece metas para a área, que deveriam ser cumpridas nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário