sexta-feira, 9 de abril de 2010

Aluno da rede estadual vai à final do soletrando 2010

Vamos torcer por ele!

Estudante da Escola Estadual Américo Brasiliense, em Santo André,

Dener Luiz da Silva está na final do desafio de língua portuguesa

promovido pelo programa “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo







Representante do Estado de São Paulo no jogo “Soletrando”, do programa “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo, Dener Luiz da Silva, 12 anos, está entre os três finalistas que no próximo sábado (10/4) disputarão o troféu Rachel de Queiroz e uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil. Dener é aluno do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Américo Brasiliense, em Santo André, e foi selecionado entre estudantes de duas mil escolas inscritas. O “Soletrando” é um desafio de língua portuguesa do qual participam alunos da rede pública de ensino, do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, de todo o Brasil, sendo um representante por Estado.



“Estudei muito para o concurso. Ser selecionado foi incrível, um momento muito especial na minha vida”, comenta Dener, que estuda na rede estadual paulista desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. Apesar de ter sido selecionado para o desafio, ele diz que língua portuguesa não é sua matéria favorita. “Não tenho uma matéria preferida. Gosto de todas”, salienta o adolescente, que também demonstra talento em outras disciplinas. Em 2009, Dener ganhou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática.



Bom desempenho no Saresp



Dener foi um dos cerca de 1,8 milhão de alunos da rede estadual que em 2009 participaram da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A avaliação apontou avanço no ensino público estadual de forma generalizada, principalmente em relação ao Ensino Fundamental. A média de língua portuguesa na quarta série do Ensino Fundamental subiu 10,4 pontos (de 180, em 2008, para 190,4, em 2009). Em matemática, a melhora na quarta série também foi muito expressiva, de 10,8 pontos (de 190,5 para 201,3).



As médias de língua portuguesa e matemática na oitava série do Ensino Fundamental também melhoraram: 4,6 pontos em português (de 231,7 para 236,3) e 5,8 pontos em matemática (de 245,7 para 251,5). “Os resultados mostram que os programas inovadores implementados pelo governo do Estado já estão melhorando a qualidade da educação das nossas crianças e jovens”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário