domingo, 5 de setembro de 2010

SOBRE ENEM

Enem 2010: o que o estudante não pode esquecer

Nathalia Goulart
Estudantes realizam prova do Enem em São Paulo, em dezembro de 2009 Estudantes realizam prova do Enem em São Paulo, em dezembro de 2009 (Folhapress)
Nos dias 6 e 7 de novembro, 4,6 milhões de pessoas farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 nas 27 unidades da federação. Até lá, os estudantes receberão, pelo correio, o cartão de confirmação da inscrição com o respectivo local de prova.
Nos dias do exame, o candidato deve portar a inscrição, um documento original com foto e uma caneta esferográfica de cor preta. As provas terão início às 13h, mas os portões serão fechados pouco antes, às 12h55. Quem chegar atrasado, ficará de fora da prova.
No dia 6, os alunos responderão as questões de ciências da natureza (física, química e biologia) e humanas (geografia e história) - cada uma com 45 perguntas. No dia seguinte, será a vez de matemática e linguagens (língua portuguesa, literaturas e inglês ou espanhol), também com 45 questões cada, além da redação. Os resultados devem ser divulgados no início de janeiro.
Dicas – Para aqueles que vão enfrentar o Enem, a maratona de estudos deve se intensificar até o dia da prova. Mas algumas dicas podem ajudar a não colocar tudo a perder na hora de responder as questões.
Famoso por apresentar textos longos, o Enem exige muita atenção do candidato. A professora Augusta Pereira, do Cursinho XI, aconselha: "Sempre digo para meus alunos levarem uma régua no dia do exame para acompanhar a leitura linha a linha e não se perder no meio da questão". Grifar as informações mais importantes também pode ajudar a localizar o que é relevante e desconsiderar informações secundárias, que podem confundir.
Outra dica que pode fazer a diferença é estar atento a gráficos, mapas e ilustrações. Eles estão presentes em todas as disciplinas do Enem e em muitos casos oferecem a resposta da questão aos candidatos que sabem interpretar adequadamente as informações apresentadas.
"O exame exige que o candidato seja capaz de extrair o que é mais relevante e relacione as diferentes informações. Por isso, é importante buscar nas tabelas, gráficos ou mapas todas as respostas. Muitas vezes, elas estão diante do aluno", alerta o professor Daniel Simões, do cursinho Oficina do Estudante. "Por isso, jamais assinale uma questão que contrarie um dado apresentado".

Fonte: Revista VEJA

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