terça-feira, 25 de maio de 2010

Reflexões sobre masculino e feminino, muito importante para Prof de LP

24/05/2010 - 09h58


Thaís Nicoleti: Cuidado com o gênero das palavras

DE SÃO PAULO



Às vezes, a dúvida de português incide sobre o gênero da palavra. A pessoa não sabe se usa o artigo masculino ou o artigo feminino, ou mesmo se usa singular ou plural antes de determinadas palavras.



Pedido de isenção da Fuvest começa em junho; 65 mil devem ser beneficiados

Estudantes fazem passeata para reivindicar recursos do pré-sal para educação

Escolas usam Copa como tema de pesquisas, cálculos e poesias



Em tempo de Copa do Mundo, é bom ficar atento ao gênero da palavra "mascote", que, de origem francesa, é feminina. Dizemos, portanto, "a mascote", independentemente de ela ser representada por um animal do gênero masculino. Um pequeno leopardo de cabelo verde será a mascote oficial da copa de 2010, na África do Sul.



Algumas palavras nós tomamos emprestadas de outras línguas. É o caso de "vernissage", palavra francesa masculina que não sofreu aportuguesamento. Ao pé da letra, quer dizer "envernizamento", mas nós a usamos com o significado de abertura de exposição de obras de arte.



O nome tem origem no fato de o envernizamento ser a última etapa do trabalho do pintor, aquela que ele deixa para o dia da abertura da exposição, como afirma Thaís Nicoleti, consultora de língua portuguesa da Folha e da Folha.com.



"Já que usamos o termo francês, devemos respeitar o seu gênero de origem. Portanto, dizemos que fulano foi convidado para 'o vernissage' de um artista", diz.



Neste podcast, a especialista exemplifica outros casos em que a classificação do gênero causa muitas dúvidas.

Um comentário:

  1. Muito interessante esta publicação... Os alunos precisam ficar 'ligados' nesta questão do gênero. Veja os exemplos: Vendeu "uma" grama de ouro. Grama, peso, é palavra masculina: um grama de ouro, vitamina C de dois gramas. Femininas, por exemplo, são a agravante, a atenuante, a alface, a cal, etc.

    ResponderExcluir