terça-feira, 1 de dezembro de 2009

01/12/2009 - 08h49
Professores de SP farão paralisação e assembleia nesta terça-feira
Da Redação
Em São Paulo
A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) marcou para esta terça-feira (1º) paralisação e assembleia na Praça da República, às 16h30. A decisão foi tomada em assembleia realizada na última quinta-feira, 26 de novembro.

Dentre as reivindicações do sindicato estão o boicote ao PLC 29 (Programa de Valorização por mérito); a garantia do caráter classificatório (sem divisão por categorias da prova dos ACTs); defesa da carreira; reajuste salarial (27,5% de reajuste salarial, 6% de reposição das perdas de 2009, e incorporação da GAM e da GG com extensão a aposentados); e unidade de todos os professores (efetivos, ACTs e aposentados).

Caso os pedidos não sejam atendidos, os docentes prometem realizar greve no início do ano letivo de 2010.

PLC 29
O PLC 29 foi sancionado pelo governador José Serra no final de outubro. O projeto institui provas para ascensão na carreira do magistério para professores, supervisores e diretores da rede estadual de ensino. O programa recebeu o nome de Valorização pelo Mérito. As primeiras provas serão aplicadas no início de 2010.

A lei cria o Sistema de Promoção no Quadro do Magistério do ensino oficial do Estado de São Paulo, com cinco fixas em cada uma das carreiras: professor, diretor e supervisor. Dentro de cada faixa são mantidas as evoluções previstas na legislação anterior, baseadas em tempo de serviço e cursos que aprimoram a formação.

# Serra sanciona aumento de 25% para professor bem avaliado
# Novo plano de carreira de SP deve custar R$ 140 milhões em 2010
# Serra: base evitou votar lei sobre salário de professor
Professor, você vai fazer a prova para ascensão na carreira?

No dia 31 de janeiro de 2010, acontece a avaliação para diretores e supervisores. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, serão avaliados os professores de 1ª a 5ª série do ensino fundamental e de 6ª a 9ª, respectivamente. Cerca de 220 mil professores estão habilitados a fazerem a avaliação já em janeiro. A lei permite a promoção de apenas 20% deste total, que receberá aumento de 25%.

Segundo nota da Apeoesp, os professores "não participarão da 'promoção por mérito', que desrespeita a carreira, fragmenta e promove a competição entre os docentes".

*Com informações da Folha de S.Paulo.
UOL Celular

Nenhum comentário:

Postar um comentário