quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

1.400 vagas para exame de certificação na educação

Qui, 25/02/10 - 14h00

Estado abre 1.400 vagas para exame da certificação ocupacional da educação

Interessados devem se cadastrar a partir desta sexta-feira, 26; avaliação será realizada em abril
O Governo de São Paulo amplia a certificação ocupacional da área da Educação para incluir a participação dos servidores públicos designados substitutos dos ocupantes do cargo comissionado de dirigente regional de ensino. O processo, gratuito, abre 1.400 vagas a partir desta sexta-feira, 26. As provas serão aplicadas em abril e a Fundação Getulio Vargas é a entidade externa contratada para realizar o processo e emitir os certificados.

A certificação ocupacional, instituída em julho de 2008 por decreto do Governador José Serra, tem por objetivo atestar o conhecimento, habilidades e capacidade técnica dos ocupantes de cargos confiança nas áreas estratégicas de comando das secretarias e assistências das secretarias e autarquias paulistas. Na área da Educação, o certificado ocupacional é obrigatório para os ocupantes do cargo comissionado de dirigente regional de ensino.

"O Governo de São Paulo avança no sentido da profissionalização da sua força de trabalho. O objetivo é compor um grande banco de talentos, formado por servidores qualificados para desenvolver as políticas públicas educacionais", diz Sidney Beraldo, secretário Gestão Pública, pasta responsável pela coordenação do Processo de Certificação Ocupacional.

"Melhorar a qualidade da gestão da nossa rede de escolas é fundamental para melhorar a qualidade da educação que elas oferecem", diz o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

O edital da certificação ocupacional foi publicado na quarta-feira, 24. Os interessados deverão realizar a pré-inscrição pelo site www.recursoshumanos.sp.gov.br/certificasp até o dia 4 de março.

A participação é indicada para os servidores designados substitutos de dirigentes regionais de ensino durante períodos de férias e/ou licenças, e para aqueles que têm interesse em desempenhar a função. Para participar do processo é necessário preencher os seguintes requisitos: possuir Licenciatura Plena em Pedagogia ou pós-graduação na área de Educação; ter no mínimo oito anos de exercício efetivamente prestado no Magistério, sendo dois anos no exercício de cargo ou função de suporte pedagógico ou de direção de órgãos técnicos, ou ter no mínimo dez anos de Magistério na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O candidato deve ainda ser titular de cargo de Supervisor de Ensino ou Diretor de Escola, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, por pelo menos dois anos.

Feita a pré-inscrição, os candidatos deverão enviar os comprovantes dos títulos que possuem para a Diretoria de Ensino à qual estão vinculados. O material será utilizado para fazer a classificação dos servidores aptos a participarem do processo. Possuir Doutorado e Mestrado rendem, respectivamente, três e dois pontos. Cada curso de Especialização vale um ponto e o candidato poderá apresentar até três diplomas lato sensu. Já para o tempo de efetivo serviço ou de designação no campo de atuação de Diretor de Escola ou Supervisor de Ensino será somado um ponto por ano até o limite de 12 pontos. Os candidatos classificados deverão efetivar a inscrição no período de 16 a 24 de março.

Exame
Os exames que compõem o processo da certificação ocupacional serão aplicados no período de 12 a 30 de abril. A prova de Conhecimentos e Habilidades Técnicas será composta por 50 questões objetivas, de múltipla escolha, com duração de duas horas e meia. Na sequência, o candidato deverá realizar o inventário comportamental, de 20 minutos de duração e sem caráter eliminatório, que apontará as características mais marcantes da tendência de comportamento do candidato, como estilo interpessoal e estratégia de tomada de decisão.

Os exames serão realizados em sistema web em centros de testes da Fundação Getulio Vargas (FGV). São 14 salas, localizadas nos municípios de São Paulo (duas salas), Santo André, Guarulhos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas, Sorocaba, Registro, Santos e São José dos Campos. Os centros de testes contam com monitores treinados pela FGV para monitorar a realização do exame. Além disso, as salas são equipadas com câmeras.

Será certificado o servidor que acertar 60% da prova e, no mínimo, 50% em cada um dos oito subtemas do exame de Conhecimentos e Habilidades Técnicas. O resultado será divulgado no dia 7 de maio, cinco dias após o encerramento das provas, e a homologação está prevista para ocorrer no prazo de até 15 dias úteis também após o período de avaliação.

A certificação ocupacional do cargo de dirigente regional de ensino tem validade de três anos e será emitida pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas - EBAPE, da FGV. 

Banco de Talentos
Os servidores públicos certificados terão seu currículo incluso no Banco de Talentos do Estado. A ferramenta será utilizada tanto para selecionar profissionais para cargos vagos de dirigente regional de ensino como para escalar os servidores que substituirão temporariamente os ocupantes dos cargos.  Atualmente, 284 servidores de carreira da Secretaria da Educação já fazem parte do Banco de Talentos do Estado.

Profissionalização da força de trabalho
A certificação ocupacional foi instituída por decreto do Governador José Serra em julho de 2008. O primeiro processo aconteceu no segundo semestre de 2009, com a realização dos exames para os cargos comissionados de dirigente regional de ensino da pasta da Educação.

Participaram 287 profissionais, entre ocupantes do cargo e servidores de carreira da secretaria, e 99% deles obtiveram o certificado.

Após o encerramento do processo, todos os 91 ocupantes dos cargos de dirigente regional de ensino participaram do curso de aperfeiçoamento profissional da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), concebido com base no conteúdo programático da Certificação Ocupacional.

Também em 2009 foram aplicados os exames do processo de certificação ocupacional para os 17 ocupantes dos cargos de diretores regionais de saúde e 37 diretores de hospitais.

ServiçoVagas: 1.400
Pré-inscrição (período de classificação): 26 de fevereiro a 4 de março
Site: www.recursoshumanos.sp.gov.br/certificasp
Envio da documentação: 26 de fevereiro a 5 de março
Inscrição (após resultado da classificação): 16 a 24 de março
Agendamento da Prova: 16 a 25 de março
Provas: 12 a 30 de abril
Resultado: a partir de 7 de maio (quinto dia útil após o encerramento das provas)

Da Secretaria de Gestão Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário